Portugal: Roteiro de 7 Dias pelo Algarve
Quer conhecer um pouco mais sobre uma das regiões mais turísticas de Portugal e suas maravilhosas praias? Então me acompanhe nesse roteiro de 7 dias pelo Algarve!
Localizado no extremo-sul de Portugal, o Algarve é uma região conhecida por suas belas praias, pelas lindas paisagens e cidades turísticas. Mas apesar de toda essa fama, muitas pessoas não sabem exatamente o que fazer ou o que visitar nessa região.
Por que um roteiro de visita pelo Algarve?
Muitos que têm vontade de visitar a região normalmente são atraídos pela beleza das praias – alguns afirmam que são as Melhores Praias de Portugal! Mas há muito mais o que se fazer na região. É por isso que acho importante comentar também outros motivos pelos quais vale a pena passar uma semana por lá. Eles são:
- Povo acolhedor
- Boa gastronomia
- O turismo histórico
Vou falar um pouco mais sobre cada um desses pontos para que você entenda com mais profundidade por que eu os considero ótimos motivos para visitar a região além das praias.
Povo Acolhedor de Algarve
Os portugueses, no geral, são bastante simpáticos com os turistas, principalmente com os brasileiros. Acredito que a nossa aproximação histórica e cultural ajude nesse sentido. Falar a mesma língua, mesmo que com um sotaque um pouco diferente, também ajuda.
Quando falamos especificamente no Algarve, é quase impossível não citar o quanto eles são acolhedores com os turistas. É algo que está no DNA da região, já que o turismo é o principal atrativo de lá.
Por isso, se você deseja visitar um lugar onde encontrará pessoas simpáticas, com vontade de ajudar e que tratam bem seus turistas, o Algarve é o lugar certo.
Boa gastronomia do Algarve
A gastronomia de Portugal, no geral, é bastante atrativa. Particularmente, acho delicioso quase tudo por lá. E no Algarve você pode encontrar alguns dos pratos típicos da região e que vale a pena experimentar.
Os pratos mais típicos da região incluem… peixes e frutos do mar, é claro! Mas você também pode encontrar outras opções que podem surpreender.
Se você deseja comer algo diferente e que não encontra em qualquer lugar, minha sugestão é ir a restaurantes típicos e experimentar um prato como a feijoada de marisco, a massada de peixe e, o atum estufado à algarvia (em Portugal, “estufado” quer dizer assado) e, é claro, o famoso bacalhau à algarvia.
Mas se você não quer se arriscar tanto em pratos mais diferentes, a região também oferece muitos outros pratos típicos incríveis e que são um pouco mais parecidos com a culinária brasileira no geral. E não apenas de peixes e frutos do mar!
Não é raro encontrar pratos com carne de porco e muitas opções vegetarianas nos restaurantes. Portanto, posso afirmar Algarve oferece comida para todos os gostos.
O turismo histórico de Algarve
Se você ainda está buscando motivos para visitar o Algarve além das praias e da natureza, o turismo histórico pode ser o que faltava.
A região é extremamente rica em história, tendo sido ocupada por romanos, bárbaros e mouros. Todos esses povos deixaram sua contribuição de alguma forma. E ajudaram o Algarve a ser esse lugar tão rico culturalmente.
Dependendo da época da sua visita, é possível passar na Feira Medieval de Silves, a maior feira do tipo na região e que transporta a pequena vila para os tempos medievais e forma fascinante.
Falando em turismo histórico, uma atração imperdível é a Fortaleza de Sagres, talvez a mais conhecida de Portugal e que, de quebra, oferece uma vista inacreditável. Coisa de filme mesmo!
Roteiro de 7 dias pelo Algarve com Atividades
Roteiro pelo Algarve – Dia 1 – Faro
Começo pela cidade de Faro por vários motivos. Primeiro porque é lá onde fica o único aeroporto da região. Portanto, é provavelmente o lugar onde você irá chegar de avião. Além disso, é uma das maiores cidades do Algarve e oferece muitas coisas para fazer.
A dica aqui é dedicar a manhã para visitar o centro da cidade. Além de ser lindo e muito gostoso de passear, por lá você também encontra muita história. Ainda em Faro, você pode visitar algumas igrejas importantes como A Igreja da Misericórdia e a Sé Catedral de Faro e a Porta Árabe, que por muito tempo foi uma das principais entradas na cidade.
Depois de passear e conhecer melhor a cidade, você pode almoçar por lá mesmo e aproveitar para experimentar alguns dos pratos que citei aqui anteriormente. E na parte da tarde, vamos ao que realmente interessa: as praias!
Faro é uma cidade que tem MUITAS praias e nem todas são de fácil acesso (já adianto que as mais bonitas não são). Porém, existem meios de transporte disponíveis para que você chegue lá.
A recomendação é que, nesse primeiro dia, você visite a praia de Faro. Localizada na Ilha de Faro, você pode chegar até lá de carro alugado ou próprio, de ônibus ou mesmo de barco (existem alguns serviços particulares que você pode contratar).
Essa é a maior e a mais conhecida praia da cidade. Por contar com um mar bastante calmo, não vai ser raro você ver pessoas praticando vela ou canoagem. Além disso, por ser uma praia grande, é ideal também para as pessoas que não gostam de aglomeração.
Minha recomendação é que você aproveite a praia pelo resto do dia, já que existem diversos restaurantes, bares e serviços de todos os tipos.
Roteiro pelo Algarve – Dias 2 e 3 – Praias de Faro
Como eu já disse, Faro é um dos principais pontos turísticos de todo o Algarve. Por isso, eu acho interessante tirar mais dois dias para explorar as praias que você mais tem vontade de conhecer e realmente aproveitá-las.
Algumas das praias mais bonitas que você pode encontrar por lá são a Praia do Farol, a Praia da Quinta do Lago, além de outras mais distantes como a Praia da Ilha Culatra e a da Ilha Deserta.
Não vai ser difícil você encontrar pessoas oferecendo serviços de barcos para visitar essas praias mais distantes. A dica aqui é pesquisar bem os preços e os pacotes que cada empresa faz.
Roteiro pelo Algarve – Dia 4 – Albufeira
Albufeira já foi uma pequena vila de pescadores, mas hoje é um dos destinos mais procurados por todos que visitam o Algarve. É lá que se localiza a famosa Praia da Marinha, uma das mais lindas de todo o país!
Assim como em Faro, a recomendação aqui é que você comece explorando o centro da cidade e tudo o que ela tem para oferecer de história e cultura. Por lá, você encontra uma das praças mais charmosas em Portugal, cheia de opções de restaurantes e bares.
Se você gosta de histórica, o museu de arqueologia de Albufeira tem muito a oferecer. Uma das principais atrações do local são as ruínas de casas islâmicas que datam dos séculos XII e XIII.
Ah, e não se esqueça de visitar a Rua 5 de Outubro, perfeita para quem quiser adquirir souvenirs de Albufeira e do Algarve. Mesmo para quem não quer comprar nada, eu recomendo vagar por essa rua charmosa e se encantar com as barraquinhas e tudo mais que encontrar por lá.
Roteiro pelo Algarve – Dia 5 – Zoomarine ou Aquashow
Separarei nesse roteiro pelo Algarve um dia exclusivamente para um parque. Eles são atrações imperdíveis da região, já que são os dois maiores de todo o país.
O Aquashow, por exemplo, possui a única montanha russa de todo o país. E ela é aquática. Portanto, para os amantes de parques de diversão, esse com certeza será um dia inesquecível.
O Aquashow fica a cerca de 30 minutos de carro de Albufeira e eu realmente recomendo que se tire um dia inteiro para aproveitar o parque ao máximo. Por lá você encontra atrações para todas as idades, desde as com mais adrenalina até as que você pode aproveitar com a família inteira.
Já o Zoomarine possui uma proposta um pouco diferente. A principal atração do parque são os shows com golfinhos, focas, leões marinhos e aves, que fazem a alegria de toda a família. Além de divertir, o intuito é também educar e conscientizar o público ambientalmente. Vale a pena a visita!
Além disso, o Zoomarine conta com diversas atrações para todos os gostos, sendo a praia artificial a principal delas. Mas, uma vez que você já está no Algarve e em uma viagem com muitas praias, recomendo passar mais tempo em outras atrações.
Roteiro pelo Algarve – Dia 6 – Lagos e Fortaleza de Sagres
Lagos é também um dos pontos turísticos mais visitados do Algarve. É uma cidade charmosa, cheia de história e que vale muito a pena a visita. A recomendação aqui é que você faça exatamente como nas outras duas cidades: conheça um pouco mais do seu centro e depois aproveite a praia!
Algumas das praias que mais valem a pena a vista são de D. Camilo a de Dona Ana e a do Pinhão. Todas oferecem paisagens deslumbrantes e uma água quente no verão, o que não é fácil de se encontrar em Portugal!
Porém, se você quiser variar um pouco e, principalmente se você se interessa por turismo histórico, vale a pena fazer uma excursão até a Fortaleza de Sagres. Trata-se de um gigantesco monumento militar construído no século XV e o principal ponto de defesa de Portugal em sua região sul naquela época.
Além de ser um importante monumento histórico, da Fortaleza de Sagres você tem uma vista simplesmente incrível com o “final” do oceano atlântico. Vale a pena passar uma manhã ou uma tarde para visitar a fortaleza.
Ah, e se você gosta de surfar, logo ao lado da Fortaleza de Sagres estão as praias do Tonel e do Beliche que são algumas das melhores praias para surfar em Algarve….junto com a Arrifana e Amado.
Roteiro pelo Algarve – Dia 7 – Preparação para a volta
É sempre bom deixar o último dia de roteiros de viagem para aproveitar aquilo que não aproveitamos nos pontos mais interessantes. E eu recomendo que você faça isso também. Se não conseguiu visitar todas as praias que queria, essa é a oportunidade.
Uma boa dica é explorar um pouco mais da cidade de Lagos. Esse roteiro pelo Algarve é apenas uma sugestão, uma ideia de como se pode aproveitar a região em uma semana. É claro que você pode fazer modificações, adicionar ou retirar elementos dele para sua viagem ter a sua cara. 🙂
Comenta ai o que achou das sugestões.
0 comentário