fbpx

05 de Outubro – Implantação da República Portuguesa

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

05 de Outubro – Implantação da República Portuguesa

A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
Diversas forças militares sublevam-se na noite de 3 para 4 de outubro 1910 contra a monarquia. Após acesos combates esta é derrubada e dois dias depois proclama-se a República.

A proclamação da República é feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa na manhã do dia 5 de Outubro de 1910. Trata-se do resultado de um longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime.
Os confrontos que envolvem civis e militares, de um lado e do outro, a partir do dia 3 de Outubro, dão a vitória ao partido republicano.
Logo no dia 5 o Rei e a família abandonam Portugal embarcando na Ericeira a caminho do exílio.

Com a morte do Rei D. Carlos, D. Manuel II é aclamado Rei de Portugal

Logo após o atentado, o governo de João Franco foi demitido tendo-se iniciado um rigoroso inquérito que, ao longo dos dois anos seguintes, veio a apurar que o atentado fora cometido por membros da Carbonária. O processo de investigação estava já concluído nas vésperas do 5 de outubro de 1910. Entretanto, tinham sido descobertos mais suspeitos de envolvimento direto, sendo que alguns estavam refugiados no Brasil e na França.

O triunfo da revolução

Na noite do dia 4, a moral encontrava-se muito em baixo entre as tropas monárquicas estacionadas no Rossio, devido ao perigo constante de serem bombardeadas pelas forças navais e nem as baterias de Paiva Couceiro, aí colocadas estrategicamente, traziam algum conforto. No quartel-general discutia-se a melhor posição para bombardear a Rotunda. Às três da manhã, Paiva Couceiro partiu com a bateria móvel, escoltado por um esquadrão do guarda municipal, e instalou-se no Jardim de Castro Guimarães, no Torel, aguardando a madrugada (…)

Curiosidades 5 outubro:

  • – Portugal foi dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia.
  • – O governo provisório que ficou a governar Portugal depois da Revolução, era chefiado por Teófilo Braga.
  • – Como muitos apoiantes republicanos esquivaram-se da revolta à última da hora, chegou a parecer que a revolta tinha falhado.
  • – Após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional.
  • – A Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional.
  • – O antigo hino nacional, que vigorou entre 1826 e 1910 chama-se “A Carta”.
  • – Como foi dos primeiros países da Europa a abolir a monarquia, o reconhecimento internacional de Portugal como estado democrático foi uma das maiores preocupações dos republicanos.

Fonte: https://ensina.rtp.pt/artigo/5-de-outubro-1910/



Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?