10 Bibliotecas Italianas que você precisa conhecer
Confira a lista das 10 Bibliotecas Italianas que você PRECISA conhecer:
Biblioteca Marciana – Veneza
Localizada na Piazza San Marco, em Veneza, a Biblioteca Marciana é impressionante pela beleza e riqueza de seu interior. Ela é formada por grandes salões que também funcionam como museus, principalmente se você considerar o acervo histórico presente dentro daquele edifício.
O prédio onde a biblioteca funciona já foi uma livraria. Tudo foi muito bem conservado e é aberto para visitação (mas você deve comprar ingressos). Das paredes aos pedestais, o lugar é repleto de obras de arte, tudo muito impressionante!
Biblioteca Salaborsa – Bolonha
Os amantes da História e dos livros não perdem por esperar as surpresas da Biblioteca Salaborsa, em Bolonha. Na verdade, o prédio que vemos está construído sobre ruínas da antiga cidade de Bononia, não é impressionante?
Ela fica em frente à Fontana di Netuno, no centro da cidade, e pode ser visitada pelo público. Embora o acervo seja incrível, a grande atração é caminhar sobre a arqueologia do local.
Biblioteca Malatestiana – Cesena
Adentrar a Biblioteca Malatestiana, em Cesena, é muito mais do que procurar por livros excelentes. Essa é a única biblioteca do período renascentista cuja estrutura foi inteiramente preservada. Nem preciso comparar este passeio a um museu histórico, não é mesmo?
Ali dentro estão vários manuscritos e muitas obras literárias, além de obras de arte e detalhes arquitetônicos que merecem ser observados.
Em meio ao rico acervo está o menor livro legível sem lentes do mundo! Já pensou?
Biblioteca Nazionale Centrale – Firenze
Essa é a maior biblioteca da Itália. Ela fica na Piazza dei Cavalleggeri, em Florença, e foi construída no início do século XX.
Mais de 6 milhões de livros compõem o acervo da biblioteca nazionale centrale e chamam o prédio de casa. Além disso, 3 milhões de panfletos e 25 mil documentos históricos manuscritos também estão guardados ali.
Por lei, a biblioteca de Firenze deve ter ao menos uma cópia de todos os livros publicados na Itália.
Biblioteca Nazionale Centrale di Roma
Além de belíssima, a Biblioteca Nazionale Centrale di Roma é a segunda maior da Itália. Ela fica perto da estação Termini, no centro da cidade.
O prédio que abriga a biblioteca é originalmente o prédio do Colégio Jesuíta Romano, construído no século XVI. Hoje, além da biblioteca, o monumento é onde funciona o Ministero dei Beni Culturali, responsável pelas artes e arquitetura de Roma.
No acervo, mais de 4,5 milhões de livros e também vários documentos históricos. É um excelente passeio para tardes chuvosas.
Biblioteca Nazionale Vittorio Emanuele III – Napoles
Criada no século XVIII, a biblioteca nazionale Vittorio Emanuele III foi construída em Nápoles e primeiramente se chamava Reale Biblioteca di Napoli. Foi somente no século XX que ela ganhou o nome do rei de Savóia Vittorio Emanuelle III.
O edifício da biblioteca era originalmente o Palazzo degli Studi, onde hoje funciona o museu arqueológico de Nápoles. No ano de 1922, então, a biblioteca passou a funcionar no Palazzo Reale, onde fica até hoje.
Biblioteca Apostólica Vaticana – Vaticano
Só por estar em Roma, mais precisamente no Vaticano, já esperamos muita beleza de um monumento como a Biblioteca Apostolica Vaticana. Um fato curioso é que ela está diretamente ligada ao arquivo secreto do Vaticano, embora ele não possa ser acessado pelo público.
Na verdade, a biblioteca do Vaticano é o sonho de qualquer pesquisador. São inúmeras obras literárias e outros objetos de valor inestimável. Tudo isso dentro do Palazzi Vaticani. Inclusive, o manuscrito mais antigo da Bíblia está guardado no acervo dessa biblioteca.
Biblioteca Ambrosiana – Milão
O nome da Biblioteca Ambrosiana é herdado do santo padroeiro da cidade, Santo Ambrósio de Milão. Obra do século XVII, ela foi aberta ao público somente em 1609, se tornando a segunda biblioteca pública da Europa.
No acervo, estão obras como manuscritos de Bobbio scriptorium e também muitos esboços e manuscritos de Leonardo da Vinci.
Se for a Milão e estiver no clima de da Vinci, essa biblioteca vai preencher até um dia inteiro em meio aos livros e obras históricas.
Biblioteca Angelica – Roma
A maioria dos pesquisadores que estudam a vida e a obra de Santo Agostinho de Hippo gostaria de chamar a Biblioteca Angelica de lar. Inclusive, o lugar é um dos primeiros a servirem de modelo ideal de biblioteca pública.
Ela fica em Roma, mais precisamente na Piazza Sant’Agostino, pertinho da Piazza Navona. A coleção de livros, manuscritos e obras valiosas também é muito valorizada entre os italianos.
Biblioteca Medicea Laurenziana – Firenze
A Biblioteca Medicea Laurenziana fica anexa à Basílica de San Lorenzo e é o lar de mais de 12 mil manuscritos, além dos milhares livros impressos.
Embora a grande atração seja o acervo em si, a biblioteca é muito mais conhecida pelo seu arquiteto: ninguém menos que Michelangelo Buonarroti.
O acervo da biblioteca medicea laurenziana é considerado um dos mais importantes acervos históricos da Itália!
E então, já decidiu por onde começar? Você pôde ver que nem só de livros sobrevivem as bibliotecas. Há um mundo muito além das páginas, que se desdobra em meio aos itens e acervos históricos. Inclusive, muitas delas já são impressionantes logo de cara, pela fachada.
Se você fosse teletransportar para alguma dessas bibliotecas, qual você escolheria? Me conte nos comentários
0 comentário