10 passos para conquistar a Cidadania Italiana
Você é descendente de italianos, e gostaria de reconhecer o seu direito à cidadania mas não sabe bem por onde iniciar? Por isso elaboramos um breve roteiro para você acompanhar passo a passo sem se perder nas etapas do processo:
Passo 1 – Montagem da Árvore genealógica: consulte familiares, pesquise em sites como o Family Search, Sobrenomes Italianos, Museu da Imigração e monte sua árvore genealógica, do italiano até você.
Passo 2 – Pesquisa e busca do documento do italiano: é necessário ter o documento original de nascimento do italiano e caso ele tenha casado na Itália é necessário também a certidão de casamento. A etapa agora é conseguir esse documento.
Passo 3 – Busca dos documentos nos cartórios do Brasil: Essa etapa consiste em reunir todos as certidões brasileiras pesquisando e buscando nos cartórios do Brasil e em alguns casos certidões de batismo.
Passo 4 – Escolha do tipo de processo: Vai realizar como? É hora de escolher a via do processo. Via Judicial, administrativa ou irá aguardar na fila do Consulado no Brasil até ser convocado?
Passo 5 – Análise dos documentos: Essa etapa é essencial e viabiliza traçar um plano do processo e também prever custos e procedimentos necessários.
Passo 6 – Retificação: Após a análise completa da documentação é possível identificar possíveis incorreções nas certidões e iniciar retificações extrajudiciais ou judiciais, dependendo da necessidade.
Passo 7 – Preparação de Documentos (Montagem do Processo): Nessa etapa, já temos todas as certidões corrigidas e iniciamos as traduções e o apostilamento das certidões e das traduções.
Passo 8 – Ingresso no processo: ação judicial, convocados pelo Consulado Italiano ou direto no Comune na Itália, de acordo com a sua escolha ou necessidade.
Passo 9 – Finalização do processo: Depois de tudo deferido, você já pode usufruir de todos os benefícios e direitos de um cidadão Italiano.
Passo 10 – Inscrição no AIRE: Após a finalização do processo via judicial ou administrativo na Itália é preciso se inscrever no AIRE (caso não se torne residente na Itália).
Ainda ficou com alguma dúvida ou deseja começar a realizar o seu sonho? Entre em contato com nossos Consultores.
0 comentário