fbpx

10 Bibliotecas Italianas que você precisa conhecer

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

Confira a lista das 10 Bibliotecas Italianas que você PRECISA conhecer:

Biblioteca Marciana – Veneza

Localizada na Piazza San Marco, em Veneza, a Biblioteca Marciana é impressionante pela beleza e riqueza de seu interior. Ela é formada por grandes salões que também funcionam como museus, principalmente se você considerar o acervo histórico presente dentro daquele edifício. 

O prédio onde a biblioteca funciona já foi uma livraria. Tudo foi muito bem conservado e é aberto para visitação (mas você deve comprar ingressos). Das paredes aos pedestais, o lugar é repleto de obras de arte, tudo muito impressionante!

Biblioteca Salaborsa – Bolonha

Foto de Dominique Bertine

Os amantes da História e dos livros não perdem por esperar as surpresas da Biblioteca Salaborsa, em Bolonha. Na verdade, o prédio que vemos está construído sobre ruínas da antiga cidade de Bononia, não é impressionante?

Ela fica em frente à Fontana di Netuno, no centro da cidade, e pode ser visitada pelo público. Embora o acervo seja incrível, a grande atração é caminhar sobre a arqueologia do local. 

Biblioteca Malatestiana – Cesena

Adentrar a Biblioteca Malatestiana, em Cesena, é muito mais do que procurar por livros excelentes. Essa é a única biblioteca do período renascentista cuja estrutura foi inteiramente preservada. Nem preciso comparar este passeio a um museu histórico, não é mesmo?

Ali dentro estão vários manuscritos e muitas obras literárias, além de obras de arte e detalhes arquitetônicos que merecem ser observados. 

Em meio ao rico acervo está o menor livro legível sem lentes do mundo! Já pensou?

Biblioteca Nazionale Centrale – Firenze

Essa é a maior biblioteca da Itália. Ela fica na Piazza dei Cavalleggeri, em Florença, e foi construída no início do século XX. 

Mais de 6 milhões de livros compõem o acervo da biblioteca nazionale centrale e chamam o prédio de casa. Além disso, 3 milhões de panfletos e 25 mil documentos históricos manuscritos também estão guardados ali. 

Por lei, a biblioteca de Firenze deve ter ao menos uma cópia de todos os livros publicados na Itália. 

Biblioteca Nazionale Centrale di Roma

Além de belíssima, a Biblioteca Nazionale Centrale di Roma é a segunda maior da Itália. Ela fica perto da estação Termini, no centro da cidade. 

O prédio que abriga a biblioteca é originalmente o prédio do Colégio Jesuíta Romano, construído no século XVI. Hoje, além da biblioteca, o monumento é onde funciona o Ministero dei Beni Culturali, responsável pelas artes e arquitetura de Roma. 

No acervo, mais de 4,5 milhões de livros e também vários documentos históricos. É um excelente passeio para tardes chuvosas.

Biblioteca Nazionale Vittorio Emanuele III – Napoles

Criada no século XVIII, a biblioteca nazionale Vittorio Emanuele III foi construída em Nápoles e primeiramente se chamava Reale Biblioteca di Napoli. Foi somente no século XX que ela ganhou o nome do rei de Savóia Vittorio Emanuelle III. 

O edifício da biblioteca era originalmente o Palazzo degli Studi, onde hoje funciona o museu arqueológico de Nápoles. No ano de 1922, então, a biblioteca passou a funcionar no Palazzo Reale, onde fica até hoje. 

Biblioteca Apostólica Vaticana – Vaticano

Só por estar em Roma, mais precisamente no Vaticano, já esperamos muita beleza de um monumento como a Biblioteca Apostolica Vaticana. Um fato curioso é que ela está diretamente ligada ao arquivo secreto do Vaticano, embora ele não possa ser acessado pelo público. 

Na verdade, a biblioteca do Vaticano é o sonho de qualquer pesquisador. São inúmeras obras literárias e outros objetos de valor inestimável. Tudo isso dentro do Palazzi Vaticani. Inclusive, o manuscrito mais antigo da Bíblia está guardado no acervo dessa biblioteca. 

Biblioteca Ambrosiana – Milão

O nome da Biblioteca Ambrosiana é herdado do santo padroeiro da cidade, Santo Ambrósio de Milão. Obra do século XVII, ela foi aberta ao público somente em 1609, se tornando a segunda biblioteca pública da Europa. 

No acervo, estão obras como manuscritos de Bobbio scriptorium e também muitos esboços e manuscritos de Leonardo da Vinci

Se for a Milão e estiver no clima de da Vinci, essa biblioteca vai preencher até um dia inteiro em meio aos livros e obras históricas. 

Biblioteca Angelica – Roma 

A maioria dos pesquisadores que estudam a vida e a obra de Santo Agostinho de Hippo gostaria de chamar a Biblioteca Angelica de lar. Inclusive, o lugar é um dos primeiros a servirem de modelo ideal de biblioteca pública. 

Ela fica em Roma, mais precisamente na Piazza Sant’Agostino, pertinho da Piazza Navona. A coleção de livros, manuscritos e obras valiosas também é muito valorizada entre os italianos. 

Biblioteca Medicea Laurenziana – Firenze

A Biblioteca Medicea Laurenziana fica anexa à Basílica de San Lorenzo e é o lar de mais de 12 mil manuscritos, além dos milhares livros impressos. 

Embora a grande atração seja o acervo em si, a biblioteca é muito mais conhecida pelo seu arquiteto: ninguém menos que Michelangelo Buonarroti. 

O acervo da biblioteca medicea laurenziana é considerado um dos mais importantes acervos históricos da Itália! 

E então, já decidiu por onde começar? Você pôde ver que nem só de livros sobrevivem as bibliotecas. Há um mundo muito além das páginas, que se desdobra em meio aos itens e acervos históricos. Inclusive, muitas delas já são impressionantes logo de cara, pela fachada. 

Se você fosse teletransportar para alguma dessas bibliotecas, qual você escolheria? Me conte nos comentários


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?