Portugal: o 4ºpaís mais seguro do mundo
Portugal: o 4º país mais seguro do mundo e o 2º mais pacífico da União Europeia. Um dos principais motivos para a escolha de se viver em um país é, sem dúvida, a segurança. Por isso, a segurança em Portugal tem sido o ponto forte do país para que muitas famílias brasileiras o escolham para viver.
Em 2019 e 2020, Portugal alcançou o 3º lugar na lista de países mais pacíficos do mundo, segundo o Global Peace Index (Índice Global da Paz).
Dessa vez, no ranking de 2021, o país ficou em 4º lugar, o que ainda é louvável. Então, nesse artigo, você verá como Portugal tem se destacado nos últimos anos no quesito segurança.
Confira: eBook Gratuito – Como Morar e Viver Bem em Portugal
Segurança em Portugal aumentou prioridade em 2020
Portugal é o 4º país mais seguro do mundo e, ano a ano, tem evoluído no Índice Global da Paz. Isso é um reflexo de um forte investimento na segurança pública e uma grande coordenação de meios entre as várias forças, como a GNR (Guarda Nacional Republicana), a PSP (Polícia de Segurança Pública), o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e a Polícia Judiciária.
A GNR, que conta com 23 mil homens e mulheres, recebeu mais 224 novas viaturas em 2020, destinadas às componentes Territorial, Policiamento Comunitário, Trânsito, Intervenção e Investigação Criminal. Na cerimônia de entrega, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou a importância dos investimentos para o turismo, para captar investimentos e atrair estudantes e cientistas.
Quanto à colocação em 3º no ranking de segurança em Portugal, conquistado em 2020, o Ministro reafirmou:
Percepção da população sobre a segurança em Portugal
Os portugueses, cada vez mais, têm a percepção de viverem em um país pacífico. Portugal, que tem recebido todos os dias centenas de imigrantes, destaca-se pela aceitação de povos de outras culturas e não sofre com terrorismo, qualidades que justificam o fato de que Portugal é o 4º país mais seguro do mundo.
No que diz respeito à percepção dos brasileiros que vivem em Portugal, a segurança no dia a dia traz uma sensação de liberdade que muitos já não tinham quando moravam no Brasil.
Como já falamos no início do texto, a sensação de segurança no país é real. Se você tiver a oportunidade de conhecer ou morar em Portugal, perceberá que a sensação de segurança no dia a dia é grande.
Raramente você sentirá medo ou presenciará algum ato de violência, pois existe a certeza no funcionamento do sistema judiciário e um respeito grande pela polícia. Durante a noite, inclusive, tanto moradores quanto turistas vão ao centro da cidade tomar uma bebida ou um café, assistirem a um concerto, etc.
Em muitas cidades, aliás, os caixas eletrônicos são no meio da rua e os bancos não possuem porta giratória e nem seguranças armados.
Você é filho, neto ou bisneto de Português? Você pode reconhecer a Nacionalidade Portuguesa
Portugal X Brasil
Claro que não dá para comparar a segurança em Portugal com a segurança no Brasil. Isso porque o país europeu tem 10,3 milhões de habitantes e o Brasil tem mais de 208,5 milhões de pessoas – é 20 vezes maior em população, isso sem falar no tamanho do território brasileiro.
Porém, se você quiser compreender como Portugal é seguro, em 2015 o país registrou 102 homicídios e o Brasil, no mesmo período, teve mais de 59 mil assassinatos, de acordo com o Atlas da Violência 2017.
No ranking da qualidade de vida da Social Progress Imperative, que envolve diversos aspectos da vida social, o Brasil aparece como o 11° país mais inseguro do mundo. O Brasil tem o nono maior índice de homicídios do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). As taxas brasileiras são cinco vezes a média mundial de homicídios.
E tem criminalidade em Portugal?
Mas, apesar de ser um lugar seguro, Portugal tem sim criminalidade. Só que, vale ressaltar, a incidência é muito baixa e maior parte de crimes considerados não violentos. O investimento em prevenção, inclusive, é uma das razões para a segurança prevaleça.
Por lá, a polícia trabalha bastante para que os crimes sejam prevenidos e não remediados. O trabalho envolve educação e muita informação diária. Nos meios de comunicação, por exemplo, é comum ver redes criminosas sendo desarticuladas em grandes operações, especialmente nas cidades maiores como Porto e Lisboa.
Tanto nos crimes violentos quanto nos não violentos, Lisboa é a cidade com maior índice. Apesar disso, a capital portuguesa ocupa a 37ª posição em índice de qualidade de vida e a 31ª posição na lista das cidades com menos criminalidade do mundo.
A maior parte crimes (28,6%) são de ofensa à integridade física voluntária simples – esses casos incluem empurrões que desequilibrem o agredido, uma bofetada, socos, etc.
A violência doméstica contra cônjuge também acontece em grande incidência na cidade: 27,6%. Outros crimes são ameaça e coação (17,8%) e restantes (26%).
Você com certeza busca segurança e tranquilidade para sua vida e a de sua família não é mesmo? Já cogitou morar em Portugal? comenta aí.
0 comentário