fbpx

[email protected] – Consulado Italiano adere ao novo sistema de agendamento

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

Farnesina

Consulado Italiano adere ao novo sistema de agendamento eletrônico de serviços, o [email protected] Disponível através do site: https://prenotami.esteri.it/

O sistema foi lançado no mês passado pelo Governo Italiano através do Ministero Degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale. Lembrando que os agendamentos feitos pelo sistema Prenota OnLine continuam válidos.

O primeiro Consulado Geral da Itália a adotar o novo sistema (que substituirá gradativamente o Prenota OnLine) foi o de Curitiba.

agendamento

Veja também: Consulado Geral da Itália em Curitiba

Confira na íntegra o comunicado do Consulado de Curitiba. Clique aqui

Fonte: Consulado Geral da Itália em Curitiba


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

26 comentários

Guilherme Dias · 23/07/2021 às 10:38

Eu tentei me cadastrar, mas para fazer o agendamento mas não tinha horário disponível. O consulado sendo o consulado…

    Rafael de Barros Marinho · 05/08/2021 às 21:35

    Olá Guilherme, obrigado pela seu comentário. Temos recebido diversas mensagens de clientes de Curitiba relatando essa mesma dificuldade em conseguir o agendamento.

    Algumas pessoas ficaram horas por dia tentando, ou fizeram tentativas durante a madrugada (no Brasil).

Daniela Brito · 05/08/2021 às 19:24

Guilherme, eu também não consegui dar sequência ao agendamento…você sabe me dizer que documentos são necessários enviar em PDF para fazer o agendamento? Eu enviei por correio, há 4 anos, o pedido para entrar na fila de espera, mas quero tentar agendar online também.

    Rafael de Barros Marinho · 05/08/2021 às 21:42

    Olá Daniela, tudo bem?
    Muitas pessoas estão tendo essa mesma dificuldade em conseguir o agendamento, seja passaporte italiano ou reconhecimento de cidadania italiana. Para ambos os casos é necessário anexar um comprovante de residência na jurisdição do Consulado de Curitiba. Porém está sendo mostrada a mensagem de que não há horário disponível.
    A sua documentação já se encontra completa, traduzida e apostilada?

Guilherme · 09/08/2021 às 09:31

Rafael, na parte de reserva para reconhecimento de cidadania tem um campo a ser preenchido “Anotações Para a Sede” quais informações seriam essas?

    Rafael de Barros Marinho · 09/08/2021 às 09:38

    Olá Guilherme, essas informações para a sede são opcionais. Caso você tenha alguma informação adicional ou observação para o Consulado pode registrar nesse campo

Cristiane · 16/08/2021 às 14:01

Olá Guilherme,
Preenchi todos campos, mas retorna pedindo endereço completo, já tentei várias vezes.

    Rafael de Barros Marinho · 02/09/2021 às 13:06

    Olá Cristiane, o sistema ainda continua apresentando erro? Vimos diversos outros relatos semelhantes ao seu sobre o novo sistema. Ele ainda está em fase experimental segundo o Cônsul Geral, ao poucos as vagas serão ofertadas, e provavelmente esses bugs serão corrigidos.

André · 08/09/2021 às 11:29

Qual horário abrem as vagas para o [email protected]?

    Rafael de Barros Marinho · 24/09/2021 às 10:23

    Algumas pessoas tem conseguido agendamento em horários aleatórios, principalmente durante a madrugada. Não é possível indicar um horário exato.

Felipe · 03/10/2021 às 17:53

Olá Rafael, tudo bem? Estou na fila do processo e acredito que demorará uns 4 anos ainda ou mais. Se eu agilizar toda a minha documentação para tentar essa modalidade mais rápida e não conseguir, será que a minha documentação será valida ainda daqui 4 anos? pois no site diz que deve ser “recente” mas recente “quanto”? saberia me informar?

    Rafael de Barros Marinho · 03/10/2021 às 18:07

    Oi Felipe, obrigado pelo seu comentário. O entendimento de “recente” é que documentos que possam sofrer alteração com o tempo precisam ser atualizados. Por exemplo vamos supor que o bisavô seja o italiano e o mesmo é falecido, assim como o avô. Logo os documentos civis não irão passar por alteração. Já o requerente se for solteiro, pode casar, ou se for casado pode se divorciar, e até mesmo casar novamente, sendo assim uma certidão antiga pode não refletir o real estado civil do requerente.
    Por isso você pode iniciar o processo reunir toda a documentação e tentar o agendamento. Caso só seja convocado daqui a 4 anos, recomendamos que você emita uma via atualizada da sua certidao de nascimento e casamento (se for o caso) em inteiro teor, e traduza e apostile. Mas não é preciso esperar até a convocação para começar a procurar reunião a documentação e atender os requisitos.

    Muitas pessoas perdem seu lugar na fila por causa disso, aí quando vão emitir as certidões o cartório pegou fogo, o registro está ilegível, ou o documento foi movido, ou ainda é preciso fazer uma retificação judicial, e nos 6 meses para apresentar a documentação pode não ser possível corrigir tudo o que é necessário.

    A certidão não perde a validade, mas pode gerar dúvidas com relação ao estado civil do requerente, por isso próximo a convocação você pode emitir os seus registros. Mas os documentos dos antepassados é preferível ter todos localizados e emitidos. Deixe sua pasta pronta, você pode solicitar tudo aos poucos

Fernando Fantini · 13/10/2021 às 11:48

Prezado Rafael, parabens pelo seu conteúdo. Até agora foi o mais completo e esclarecedor que encontrei. Rafa, se eu mandar a documentação pelo correio ao consulado de Curitiba (mod 6) também posso entrar na fila dessa forma?

    Rafael de Barros Marinho · 13/10/2021 às 15:29

    Olá Fernando, obrigado pelo seu comentário. Infelizmente desde a implantação definitiva do [email protected] o Consulado Italiano de Curitiba não recebe mais a documentação pelo Correio. Eles são até bem taxativos com relação a isso, por isso, a única modalidade de inscrição aceita é pelo [email protected], quem já estava inscrito na fila será chamado conforme o previsto, mas os novos apenas via sistema.

Gustavo Vicari Duarte · 26/10/2021 às 08:43

Olá Rafael, tudo bem?
Nessa modalidade eu posso utilizar um processo de um parente que já conseguiu a cidadania como referência, a fim de economizar papelada?

    Rafael de Barros Marinho · 26/10/2021 às 08:49

    No Consulado de Curitiba é permitido o aproveitamento de pasta da família. É preciso que os cidadãos reconhecidos forneçam o número do processo, uma vez que o Consulado não informa sobre processos em andamento ou concluídos, é preciso checar com a família,mas sim! Em Curitiba é possível sim. Já São Paulo por exemplo não há essa modalidade de aproveitamento, e TODA A DOCUMENTAÇÃO deve ser apresentada, inclusive a certidão do italiano.

José Mário Trautwein Kamal · 24/11/2021 às 14:43

Boa tarde, Rafael, aproveitando a pergunta do Gustavo, Minha Esposa tem parente que fez a cidadania no consulado de Londrina/Pr, já o [email protected] só faz agendamento para Curitiba, tenho o número do processo de Londrina, consigo fazer em Curitiba usando a pasta de Londrina? Se não, esse agendamento do [email protected] serve para ser atendido no consulado de Londrina?

    Rafael de Barros Marinho · 07/12/2021 às 19:03

    Olá José, em Londrina temos um Consulado honorário que atende a demanda da região, mas que é vinculado ao Consulado Geral de Curitiba. Os processos iniciados nesse consulado vão para Curitiba. Espero ter esclarecido.

Denise Maria · 07/12/2021 às 12:58

O agendamento pelo [email protected] do consulado em Curitiba está mais para loteria. Fiz uma busca em atravessadores e todos responderam prontamente prometendo uma vaga para o agendamento. Creio que as autoridades deveriam tomar alguma providência quanto a esse tipo de investida. Para mim está mais para estelionato…

    Rafael de Barros Marinho · 07/12/2021 às 19:00

    Olá Denise, obrigado pelo seu comentário. Realmente muitas pessoas relatam dificuldade em conseguir o agendamento. Quanto aos “atravessadores” vejo como um serviço legítimo desde de que feito por pessoas que dedicam seu tempo para tentar o agendamento, mas o uso de bots e outros artifícios poderia ser considerado ilegal (nosso escritório não realiza esse tipo de serviço) porém as soluções adotadas pelos Consulados Italianos abrem muita margem para esse tipo de coisa, além disso há uma quantidade pequena de profissionais para atender os cidadãos.

Claudio Giroto da Silva · 13/12/2021 às 15:15

Percebi que o agendamento está sendo feito somente por Curitiba (aparentemente o de Belo Horizonte não está fazendo – nem consta no site [email protected]).
Minhas dúvidas:
* Ocorre que no site do consulado vi que eles informam que o reconhecimento é de somente residentes em Paraná e Santa Catarina – é possível apresentar uma fatura de cartão de crédito como comprovante de residência ?
* Tenho um tio que fez o reconhecimento direto na Itália, é possível aproveitar ? Como consigo o número da pasta ?
* Se cada consulado exige que a pessoa resida em no estado em que está o consulado, como que uma pessoa que reside em outro estado iria conseguir ?

Obrigado

    Rafael de Barros Marinho · 13/12/2021 às 16:12

    Olá Cláudio, obrigado pelo seu comentário.
    Quanto ao [email protected] apenas o Consulado Geral de Curitiba o adota oficialmente, outros Consulados possuem modalidades próprias de agendamento, como requerimento por email,videochamada etc.
    O Consulado de Curitiba atende somente Paraná e Santa Catarina, outras regiões somente o consulado da respectiva jurisdição atende. Geralmente o Consulado aceita contas de água, luz, gás, internet fixa ou telefone fixo em nome do requerente. Não tenho certeza que fatura de cartão de crédito é aceita.

    Com relação ao reconhecimento de um parente na Itália não é possível utilizar a pasta para o Consulado, mas há a facilidade de ter as certidões já localizadas economizando tempo para emiti-la.

    No caso de requerentes residirem em localidades diferentes (estados) é necessário apresentar a documentação completa no respectivo consulado.

    Espero ter ajudado

laine · 20/02/2022 às 20:39

Olá Guilherme…também estou com dificuldades de preencher esse campo. Ele diz que é obrigatório. Você conseguiu descobrir?

    Rafael de Barros Marinho · 21/02/2022 às 12:05

    Olá Laine, nesse campo é registrada qualquer informação relevante ao Consulado, caso não se aplique, você pode adicionar a frase “Não Aplicável” e seguir com o preechimento.

Gian Melegari · 26/04/2022 às 17:03

Olá Rafael. Já estou com o nome na lista de espera, mas acredito que ainda vai demorar alguns anos até ser chamado. Caso eu reúna toda a documentação (retificação, tradução, apostilamento), é possível conseguir o reconhecimento mais rápido pelo [email protected] ou mesmo assim terei que aguardar chegar minha vez? Não entendi essa parte. Agradeço!

    Rafael de Barros Marinho · 01/06/2022 às 13:22

    Ola Gian, o [email protected] é mais uma modalidade para apresentação da pasta. Ele foi criado pois tinha muitas pessoas que estavam na lista, mas já possuiam a documentação completa, e não fazia sentido que ela esperar vários anos tendo tudo pronto. Por isso é possível utilizar as duas modalidades.
    Ficamos à disposição caso necessite montar seu processo ou submeter a documentação a uma análise técnica especializada.

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: