fbpx

8 coisas que mudam para sempre depois de morar fora

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

8 coisas que mudam para sempre depois de morar fora

Mudar para o exterior e começar do zero num país desconhecido é uma das experiências mais desafiadoras e, ao mesmo tempo, aterrorizantes. A vida que conhece irá mudar – e não estamos só falando de endereço e marcas de sabão em pó. Acompanhe a gente nessa jornada:

1# O LAR É ONDE ESTÁ O CORAÇÃO!

Quando você se aventurar pelo exterior, estará embarcando em uma incrível jornada: terá duas casas para chamar de suas, duas línguas para se expressar e duas moedas diferentes na carteira. Não vamos negar, não teremos duas personalidades, mas sim a maravilhosa oportunidade de pertencer a dois mundos – o familiar e o novo. Com o tempo, esses dois mundos vão se aproximar e se tornar cada vez mais incríveis.

2# IRÁ DAR MAIS VALOR A PEQUENOS MIMOS

Mesmo que seja possível encomendar de tudo pela internet, receber um pacote cheio de mimos (uma caixa cheia de guloseimas e lembranças da família e amigos) é como ganhar um presente mágico do Papai Noel. Afinal, qualquer comida que chegar nessa caixa vai te deixar mil vezes mais feliz do que a comida do seu novo país. Agora, a questão é: como você vai atacar esse pacote de uma só vez sem deixar rastros, ou vai se tornar um mestre em planejar e aproveitar cada item ao máximo antes que acabe a validade?

3# DESPEDIDAS DEIXAR DE SER (TÃO) DIFÍCEIS

Despedidas nunca são fáceis, mas com o tempo elas se tornam um pouco menos tristes. Talvez seja porque você sabe que pode voltar para casa e se aninhar em um sofá familiar, não importa onde esteja. Ou talvez seja porque você já passou por tantas despedidas que aprendeu a deixar o sentimentalismo de lado, sabendo que, assim como há um “adeus”, também haverá um caloroso “olá”.

glad diverse students taking notes while working on project
Photo by Charlotte May on Pexels.com

4# AMIZADES QUE SE FORTALECEM AINDA MAIS

Ao se mudar para o exterior, você coloca um oceano de distância entre você e as pessoas queridas, o que pode ser desafiador. Mas você rapidamente aprenderá quem são as pessoas que fazem de tudo para manter contato e quem são aquelas que se distanciam. É como escolher as roupas que você ama e as que não servem mais, só que no âmbito das amizades.

5# NOVOS DESAFIOS, NOVAS AVENTURAS

Mesmo estando em outro país, você ainda terá que lidar com contas para pagar, organizar a bagunça e se recuperar de um resfriado chato – a vida cotidiana continua! A fase da lua de mel pode acabar, independentemente de onde você esteja. Seus amigos podem até sentir inveja da sua vida no exterior, mas eles não percebem que a grama do vizinho sempre parece mais verde.

6# A SAUDADE SEMPRE APERTA

Lembra daquela expressão que sua mãe fazia quando você dizia que não iria almoçar em casa no domingo, mas prometia ir na semana seguinte? Agora imagine essa mesma expressão quando você tenta explicar que não poderá ir para casa no Natal por causa do trabalho (ou porque tem uma viagem com amigos que não podia recusar). E, infelizmente, você talvez não tenha tempo para visitar até o verão chegar. Você terá viagens acompanhadas por um sentimento de culpa, mas faça um esforço para focar na qualidade e não na quantidade. Você verá que é mais fácil equilibrar tudo dessa forma.

7# O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR!

A vida é cheia de momentos emocionantes que acontecem mesmo quando você não está presente. Seus amigos vão se casar, bebês vão nascer e festas incríveis vão acontecer. É provável que você perca muitos desses eventos e só possa vê-los através das redes sociais. Pode ser difícil de aceitar, mas aqui está uma possível perspectiva positiva: seus amigos também vão sentir a mesma emoção quando virem as experiências fantásticas que você está vivendo.

8# UMA VISÃO RENOVADA DE CASA

Você pode ter deixado seu país natal para escapar do clima ou do caos das ruas movimentadas. No entanto, ao mostrar a alguém de outro país como é o seu lar, através de fotos e descrições, você vai deixar essa pessoa fascinada e interessada em conhecer. Essas novas perspectivas farão com que você valorize ainda mais sua cidade ou país e pare de reclamar tanto. A saudade faz o coração se aquecer e, talvez, você se torne ainda mais patriota – especialmente quando precisar torcer por um país diferente no jogo de futebol.

Então, apesar dos desafios, das despedidas e das dificuldades, a vida no exterior é uma aventura cheia de novidades, amizades intensas e oportunidades de crescimento pessoal. Mantenha o coração animado, sorria para as experiências que virão e abrace essa jornada com entusiasmo. O mundo é vasto e está esperando por você, cheio de maravilhas e emoções vibrantes. Viva com paixão, abrace cada momento e faça do seu lar onde quer que esteja!


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?