3 Riscos ao fazer Cidadania Italiana sozinho(a)
3 riscos ao fazer a cidadania italiana sozinho(a).
Existem alguns riscos e dificuldades em fazer a cidadania italiana sozinho, é um processo bastante demorado, especialmente se for realizado aqui no Brasil.
Contudo, o passo a passo pode ficar ainda mais difícil ou vagaroso quando o requerente não conhece as etapas. Quer saber o porquê?
Continue lendo e conheça as dificuldades mais comuns encontradas por quem resolve requerer a cidadania italiana por conta própria.
#1 – Dificuldade: Muito tempo investido
Para comprovar sua descendência, o interessado na cidadania italiana deve apresentar uma série de documentos, como certidão de nascimento, casamento e certidão de óbito de todos, inclusive do descendente mais antigo.
Também é preciso fazer uma análise se é necessário retificação; e tradução juramentada, reconhecida por lei e ainda autenticar esses documentos segundo a Convenção de Haia para garantir a procedência de todos eles junto aos órgãos italianos. Quem não tem muito tempo ( e conhecimento) para dedicar a essa tarefa certamente vai encontrar muita dificuldade em concluir esse primeiro passo.
#2- Risco: Documentos incompletos ou errados
Depois de reunir todos os documentos e enviá-los ao Consulado Italiano, o requerente recebe uma solicitação de ajuste de algum documento ou descobre que precisa substituir algum item que não poderá ser aceito. Essa situação é mais comum do que se imagina. Além de ser desgastante, entregar documentação errada ou incompleta retarda ainda mais o processo de reconhecimento de cidadania italiana, que já é um procedimento bastante lento.
Confira também:
- Cidadania Italiana: quais despesas posso dividir com a minha família?
- 7 Mentiras sobre a Cidadania Italiana
#3- Risco: Investimento financeiro maior na cidadania italiana
Você economiza muito mais contando com uma consultoria especializada para orientar e tirar dúvidas pontuais e assim ter mais segurança, ou pode ainda contratar uma consultoria/assessoria para cuidar de todo o processo e da burocracia envolvida e lhe entregar a pasta pronta. E caso deseje fazer por conta própria leve em consideração o tempo necessário para se dedicar ao processo, os contatos com os diversos cartórios e paróquias.
O que fazer então?
Como vimos, para reconhecer a cidadania italiana não basta apenas reunir certidões e apresentá-las a um órgão competente, o processo todo envolve muito estudo e dedicação para cumprir todas as exigências do Governo Italiano.
0 comentário