fbpx

Posso morar nos Estados Unidos com cidadania italiana?

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

Se você é cidadão italiano e está pensando em se mudar para os Estados Unidos, há algumas coisas importantes a considerar. As pessoas que têm cidadania italiana possuem algumas vantagens para entrar nos Estados Unidos, embora isso não seja suficiente para residir por um período indefinido de tempo. No entanto, sempre há dúvidas: Posso morar nos Estados Unidos com cidadania italiana? Quanto tempo posso estar nos Estados Unidos com passaporte italiano?

Como entrar nos Estados Unidos sendo italiano?

Se você é italiano, você pode se beneficiar do programa de isenção de visto dos Estados Unidos, dos quais participam mais de 30 países.

Dessa forma, você só precisa solicitar uma autorização de viagem sem processar um visto. O sistema que processa esses pedidos é denominado US Electronic Systrem for Travel Authorization.

Nesses casos, o formulário pode ser preenchido através da internet. Antes de imprimir a autorização é necessário pagar 21 dólares. A autorização é válida por 2 anos e quem a solicitar não precisa comparecer a entrevista ou ir à Embaixada.

Quanto tempo posso ficar nos Estados Unidos com cidadania italiana

Se você esta se perguntando quanto tempo pode ficar nos Estados Unidos com cidadania italiana a resposta é: o prazo autorizado é de 90 dias.

Depois de entrar e sair dos EUA, você poderá retornar por mais 90 dias. Este sistema é utilizado para viagens de turismo, negócios ou de trânsito.

estados unidos, visto americano

Quais documentos são necessários para solicitar o Visto de Isenção

Para obter essa permissão é necessário contar com os seguintes documentos:

  • Um endereço de e-mail;
  • Passaporte italiano válido e atual;
  • Um cartão de crédito ou débito para efetuar o pagamento;
  • A solicitação é completada com informações pessoais e de contato.

Todos os candidatos também devem responder a algumas perguntas simples sobre seu histórico de emprego, médico e de viagens para os Estados Unidos. Aqueles que foram condenados por um ato criminoso não podem se inscrever neste programa.

A resposta geralmente é rápida, embora possa levar no máximo 72 horas. No final do processo, este visto é enviado por e-mail e deve ser mostrado à autoridade correspondente ao lado do passaporte italiano no momento da entrada no país.

Veja também:

Além de ter 90 dias de permanência autorizada, este documento não é útil para trabalhar ou estudar. Portanto, não é uma opção legal estabelecer residência permanente.

Outro ponto importante é que a duração da estada não pode ser prorrogada, e o estatuto do visto não pode ser alterado. Existem apenas 2 exceções:

  • Pedido de asilo ou;
  • Casamento com um cidadão dos EUA.

Também é importante saber que as autoridades fronteiriças dos EUA têm a competência de determinar a se os viajantes serão admitidos em seus países ou não. Isso significa que eles podem impedir que uma pessoa entre no país, não importa o que ela tenha um visto de Isenção. Trata-se de uma decisão que não pode ser objeto de recurso.

familia

O que é necessário para viver nos Estados Unidos com a Cidadania Italiana?

Se seus planos são trabalhar, estudar ou se estabelecer nos Estados Unidos, você provavelmente está tentando descobrir como viver nos Estados Unidos com passaporte italiano

Para atingir este objetivo, é necessário obter o visto que corresponde ao seu caso. Nesse sentido, há vistos de estudante, investidor, trabalho e muitas outras circunstâncias. Nós os vemos com mais detalhes nas seções a seguir:

people in train station during day
Photo by Kai Pilger on Pexels.com

Visto E-2

Cidadãos com passaporte italiano podem participar do programa de visto de investidor E-2. Este plano teve origem num acordo bilateral entre a Itália e os Estados Unidos.

Este documento pode ser solicitado por aqueles que estão em condições de colocar um investimento significativo neste país e também por aquelas pessoas que procuram comprar uma empresa. Agora, o potencial investidor deve demonstrar que a origem dos fundos é 100% legal.

Por outro lado, funcionários qualificados com nacionalidade italiana que são contratados como especialistas por empresas americanas são elegíveis para este visto.

O procedimento para obtenção desta licença deverá ser realizado preferencialmente a partir do país de origem. Se a pessoa que o solicita já estiver nos Estados Unidos com outro tipo de visto, é necessário que contrate um advogado de imigração para realizar os procedimentos necessários.

Visto EB-5

Equivale a um Green Card, ou seja, concede residência permanente. A exigência é um investimento mínimo de US$ 500.000.

Visto E-1

É outro programa criado para estimular os laços comerciais entre a Itália e os Estados Unidos. Nesses casos, os cidadãos italianos que têm o visto E-1 podem contratar outros compatriotas para trabalhar legal e permanentemente dentro dos Estados Unidos. Novamente, isso só se aplica a cargos executivos ou pessoais com habilidades e competências especiais.

Visto EB-1

Estas são outras possibilidades que os trabalhadores especializados de diferentes áreas têm. Pode ser solicitado por cientistas, empresários, atletas, artistas, educadores, gestores multinacionais, professores, pesquisadores e executivos.

Visa EB-2

É concedido àqueles que possuem habilidades excepcionais nas áreas de artes, ciências ou negócios.

Visa EB-3

Diferentes trabalhadores e profissionais em geral podem requere-lo.

Visa EB-4

Este visto é para casos especiais de pessoas que sofreram abandono ou abuso. Também pode ser solicitado por funcionários de organizações internacionais e oficiais aposentados das forças armadas.

Green Card

É o documento que concede residência permanente nos Estados Unidos. Com ele você pode viver, trabalhar e estudar. Além disso, permite entrar e sair livremente deste país.

Barros e Oliveira

Então, Anime-se! agora você sabe como a cidadania italiana é importante, não apenas para viver na Europa, mas para ser um cidadão global. Não desista do sonho de ser cidadão italiano!

Se você decidir, podemos acompanhá-lo em cada etapa para realizar esse sonho.


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?