fbpx

Como saber se sou descendente de italianos

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

familia

Como saber se sou descendente de italianos

Qual o fundamento básico?

O princípio básico do reconhecimento da Cidadania Italiana por descendência é o Iure Sanguinis (direito de sangue), ou seja, é cidadão italiano a pessoa que descende de um italiano sem limite de geração.

Para o reconhecimento é preciso comprovar por meio de certidões de registro civil (nascimento, casamento e óbito) a linha direta com o ancestral italiano nascido na Itália (dante causa/antenato) até chegar nos requerentes interessados, seja de linha Paterna ou Materna.

Hoje o reconhecimento da Cidadania Italiana Iure Sanguinis pode ser feito das seguintes formas:

– No consulado italiano competente de onde residem os requerentes. Processo consular com filas que possuem um tempo médio de mais de 10 anos no Brasil (somente possível para linha de descendência paterna).

– Diretamente na Itália onde o requerente deve ser residente. Processo administrativo no comune com prazo médio de 90 a 180 dias (somente possível para linha de descendência paterna).

– Processo Via Judicial, forma atualmente mais indicada e segura. Processo via Tribunal Civil de Roma com prazo médio de 18 a 30 meses (possível para linha paterna ou materna).

Barros e Oliveira

Como descobrir se tenho direito à Cidadania Italiana

Você sempre se perguntou: como saber se sou descendente de italiano?

Não é porque você não carrega um sobrenome italiano que não pode ter descendência italiana. A imigração italiana no Brasil foi muito forte, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Hoje em dia somos mais de 30 milhões de descendentes.

Será que você também não pode ser descendente de italiano? Existem algumas formas de descobrir, mas hoje te daremos algumas dicas incríveis para você seguir e ter sucesso em suas buscas!

#1. Converse com seus familiares mais antigos para descobrir se você pode ser descendente de italiano

Parece simples, e de fato é. Converse com toda a sua família, principalmente com os parentes mais velhos, que conhecem melhor a história e origem de seus ancestrais. Anote todas as informações que conseguir.

#2. Não subestime nenhuma informação familiar

Ao coletar informações, relatos, fotografias, não subestime nenhum dado ou informação, pois tudo vai ser útil em algum momento. Procure também por fotos e documentos antigos que sempre alguém da família guarda.

Návio Adria

#3. Pesquise a origem dos sobrenomes existentes na sua família

Mapeie todos os sobrenomes de seus ascendentes, pois muitas vezes as gerações posteriores não os recebem. Um exemplo é quando a mulher se casa e passa a utilizar o sobrenome do marido. Portanto, verifique, antes de tudo, o nome completo dos seus avós e bisavós e veja se encontra algum de origem italiana.

A internet pode ajudar muito nessa busca. Existem diversas ferramentas que auxiliam a identificar a procedência de um sobrenome italiano, como por exemplo, o site Italian Names ou o Cognomix. Assim que você começa a escrever, aparecem sugestões de sobrenomes italianos com o mesmo prefixo e você identifica as diversas variações.

Lembre-se de que muitos sobrenomes italianos foram alterados quando registrados no Brasil, então nem sempre o original é escrito da forma que você encontrou.

As ferramentas mostram onde está a maior concentração de famílias com aquele determinado sobrenome, de acordo com as regiões. Isso ajuda a direcionar a busca para uma região específica, caso a sua família não saiba aonde o italiano nasceu.

#4. Monte uma árvore genealógica da sua família

Montar a árvore genealógica é uma excelente maneira de organizar as informações da sua família e aprofundar as raízes. Desse modo, é mais fácil chegar aos ancestrais mais velhos. Complete aos poucos, com as informações encontradas, mesmo sem ter todas as datas e locais de nascimento, casamento e óbito. Baixe nosso modelo de Árvore Genealógica clicando aqui

O intuito de montar a árvore é chegar à sua linha de transmissão da cidadania italiana. Isso significa que você vai precisar juntar a documentação de todas as pessoas envolvidas no processo. O parentesco deve ser, por exemplo: bisavô-avô-pai-você.

Atenção! Na maioria das vezes será necessário emitir certidões em inteiro teor (cópia digitada do livro de registro) não pense em “economizar emitindo certidões de breve relato, que além de não servirem para o processo de cidadania italiana, não contém as informações necessárias.

round silver analog pocket watch in wooden surface
Foto por Anne Nygård em Unsplash

#5. Pesquise em sites de genealogia

Existem muitos sites de genealogia com banco de dados que facilitam a busca. Neles você encontra muitas informações e registros de imigrantes de diversas partes do mundo, inclusive italianos e portugueses. O mais famoso é o Family Search, patrocinado pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Sem dúvidas, é o maior catálogo de registros civis online e ajuda milhares de pessoas todos os anos. Nossos consultores são indexadores voluntários do Family Search e ajudam a contar a história de várias famílias.

Family Search: descubra como funciona e se vale a pena usar

O site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo traz registros dos imigrantes que desembarcaram no Porto de Santos, assim é possível descobrir se a sua família estava em um dos tantos navios que chegaram ali. E a partir dos navios é possível identificar de que porto vieram.

#6. Emita as certidões

Comece emitindo a sua certidão de nascimento no formato inteiro teor. Nela constam as informações dos seus pais e avós. Posteriormente emita as certidões de nascimento dos seus pais, onde estão as informações dos seus avós e bisavós e, possivelmente, a nacionalidade. Faça isso até você chegar ao provável italiano da família.

É trabalhoso, mas, não é um bicho de sete cabeças

Viu como não é tão difícil assim descobrir se você é descendente de italiano? É apenas trabalhoso e um pouco demorado, por isso é preciso ter paciência e reunir o máximo de informações possíveis. Se você precisa de apoio especializado conte com os consultores da BARROS & OLIVEIRA para montar sua árvore genealógica e realizar as pesquisas no Brasil e na Itália. Agora que você já sabe como saber se é descendente de italianos deixe um comentário e compartilhe com amigos e familiares essas informações.


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?