fbpx

CELI: como é a prova de proficiência em italiano

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

photo of woman looking on computer
Photo by RF._.studio on Pexels.com

O CELI (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana) um das provas de proficiência em italiano que existem. O exame é da Università per Stranieri di Perugia. A inscrição no CELI é feita para o nível específico que você quer alcançar e os níveis são divididos em CELI 1, 2, 3, 4 e 5 (do A2 ao C2), então, se a bolsa ou curso que você está tentando pede um nível B2, por exemplo, você precisa se inscrever no CELI 3.

O CELI também é aplicável nos processos de Naturalização por Matrimônio para fins de Cidadania Italiana para Cônjuges.

Confira: Cidadania por Casamento

Onde fazer o CELI?

A prova de proficiência em italiano é aplicada em diversas cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza.  Mas a oferta de datas não é tão grande, então é bom ficar atento ao calendário (isso vale pro CELI e para todas as outras provas de proficiência em italiano ou outras línguas).

Como se inscrever para a prova de proficiência em italiano?

Para se inscrever para o CELI, você deve procurar os centros aplicadores mais próximos de você, por exemplo: a inscrição na Fundação Torino o processo de inscrição é bem simples: preenchimento de formulário e pagamento de uma taxa de 100 euros. As inscrições acontecem dois meses antes da data do exame e depois de realizada, é torcer para ter público o suficiente para a realização do exame, ou seja, a ansiedade já começa aí.

Como é a prova do CELI?

A prova é dividida em duas partes: escrita (prova scritta) e oral (prova orale), que valem 140 e 60 pontos, respectivamente. A parte escrita, por sua vez, é subdividida em quatro partes, A, B, C e D: leitura, teste escrito com duas redações, competência linguística e compreensão oral. Para ser aprovado no exame B2, por exemplo, é necessário obter no mínimo 84 pontos na prova escrita e 33 pontos no exame oral, o interessante é que se você, por acaso, passar somente no exame escrito ou só no exame oral, você pode se inscrever de novo só na parte que não passou. Mais detalhes sobre a estrutura do exame e provas antigas podem ser consultados no próprio site oficial do exame.

A prova escrita dura 3 horas e 25 minutos, com um pequeno intervalo no meio, e a prova oral dura cerca de 15 minutos. A validade do certificado do CELI é indeterminada.

Celi - mestrado na itália
Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com

Dicas para ir bem na prova de proficiência em italiano

Conhecer seu território da batalha! É sério, gente! Façam todas as provas antigas que conseguirem encontrar! Não caiam no erro de ficar só estudando gramática até os 45 minutos do 2º tempo, tentem resolver os exames antigos respeitando o tempo de cada parte. Outra dica importante é a famosa imersão linguística. Assistam séries italianas, filmes, leiam livros de leitura simplificada, enfim, vivam em italiano!

É muito importante também tentar praticar e tem uma série de aplicativos que te colocam em contato com os nativos, eu usei muito um que se chama Tandem e gostava bastante. O exame oral dura somente 15 minutos e eles basicamente pedem para você descrever uma imagem, explicar um texto e falar um pouco sobre você, não é nada de outro mundo mas é muito importante praticar a língua.

smiling woman in black and yellow long sleeve shirt holding blue book
Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com

O CELI é a única prova de proficiência em italiano?

Não. Existem outros exames que também são aceitos para estudar em uma universidade na Itália ou para tentar uma bolsa em uma universidade italiana. Alguns outros testes conhecidos para comprovar proficiência em italiano aceitos para entrar em universidades italianas, além do CELI, são:

curso de italiano
  •  CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera): é o teste de proficiência em italiano da Universidade de Siena. O CILS atesta a competência lingüístico-comunicativa em italiano como segunda língua e também vai dos níveis A1 ao C2. Assim como o CELI, o CILS avalia quatro habilidades básicas e é dividido em quatro seções (competência oral, escrita, morfossintática e lexical, compreensão de textos escritos, compreensão de textos orais). O exame consiste em questões fechadas (questões de múltipla escolha) e questões semi-estruturadas (reelaboração de textos a partir de elementos de dados) e abertas (desenvolvimento livre de um tópico). A prova também é oferecida em diversas capitais e cidades do Brasil.
  • PLIDA (Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri ): O PLIDA é a prova de proficiência da Società Dante Alighieri. O exame é dividido em quatro fases que correspondem a quatro habilidades básicas (ouvir, ler, escrever, falar). O teste também certifica conhecimento do A1 ao C2.

Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

1 comentário

JOYCE ROSA EIGEN FACCHINI · 07/04/2022 às 20:18

Boa noite. Onde posso encontrar provas antigas CELI2 e PLIDA B1? Obrigada.

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: