fbpx

Cidadania italiana: qual a diferença entre o processo administrativo e o judicial?

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

Você sabe qual a diferença entre esses processos em relação ao reconhecimento da CIDADANIA ITALIANA?

garota sorrinho em frente ao Coliseu

Processo Via Administrativa:

Não pode ser realizado quando houver filhos de mulheres nascidos antes de 01/01/1948 e caso não houver outra linhagem administrativa na família.

Saiba mais: Benefícios da Cidadania Italiana

Para esses casos, deve ser realizado o processo via judicial. Pode ser realizado no Brasil ou presencialmente na Itália. A grande diferença é o tempo para o reconhecimento.

Pelo Brasil: O reconhecimento é requerido através dos Consulados italianos e você não precisa se deslocar até a Itália, porém o processo leva de dois a dez anos.

Pela Itália: O reconhecimento é requerido diretamente na Itália, presencialmente. É preciso ser residente na Itália para dar entrada no processo. O processo leva em média, de 3 a 6 meses.

Roma Italia

Processo VIA JUDICIAL:

Esse é o procedimento para ser realizado quando houver filhos de mulheres nascidos antes de 01/01/1948 e caso não houver outra linhagem administrativa na família.

Saiba mais: cidadania italiana via judicial

Pode também ser realizado em casos que s requerentes não desejam esperar na fila dos consulados vários anos.

Os processos judiciais são aqueles que precisam de um procedimento jurídico e de um embasamento legal para ser realizado. Nesse processo é imprescindível a contratação de um advogado italiano.

O processo leva de 08 meses a 2 anos. Para mais informações, entre em contato com a BARROS & OLIVEIRA Consultoria e Assessoria para CIDADANIA ITALIANA

Categorias: Artigos

Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?