fbpx

Cidadania Italiana – Vantagens do Processo Judicial

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

family spending time together on street
Photo by Anete Lusina on Pexels.com

Você sabe quais são as vantagens do processo judicial para a obtenção da Cidadania Italiana?

Muitos brasileiros têm direito a cidadania italiana graças ao grande fluxo migratório de cidadãos italianos que chegaram ao Brasil no início do século XIX. Primeiramente é importante saber se você tem direito a Cidadania Italiana, por isso, não deixe de conferir nosso post:

Quem tem direito à Cidadania Italiana?

Todo descendente de italiano tem direito à cidadania italiana

Vale lembrar que não existe limite de gerações para o processo, ou seja, mesmo que seu tataravô seja o antenato (primeiro italiano da linhagem), você pode requerer sua cidadania italiana. O único fator impeditivo é quando o requerente não encontra a documentação para comprovação desse parentesco.

Atualmente existem três tipos de formas para solicitar a cidadania italiana:

De forma geral as quatro maneiras chegam no mesmo resultado, a tão sonhada cidadania. O que realmente muda em cada um dos casos é o tempo do processo e a burocracia.

Hoje falaremos sobre o processo via judicial, quais as principais vantagens de optar por esse método, porque ele é o mais indicado e como funciona.

CIDADANIA ITALIANA VIA JUDICIAL

man in black holding phone
Photo by Snapwire on Pexels.com

O processo via judicial é a alternativa mais prática que as vias administrativas, já que neste caso existe um advogado especializado diretamente na Itália responsável por tratar de todas as etapas até que o juiz decida a sentença, e não os consulados, como é o caso da via administrativa.

Outro fator importante que torna o processo menos burocrático, é que o requerente não precisa se deslocar até a Itália para requerer a cidadania, como acontece na via administrativa diretamente na Itália.

Quando o requerente da entrada no processo de reconhecimento da cidadania diretamente nos consulados italianos no Brasil, o prazo estipulado pela legislação italiana é de 2 anos para conclusão do processo, porém devido ao grande número de pedidos esse tempo não é cumprido. Com isso é possível entrar com uma ação judicial contra-filas diretamente na Itália, ou seja, o processo judicial.

Veja também: Guia Rápido: como obter a Cidadania Italiana por via Judicial

O tempo médio para conclusão do processo judicial com nossa equipe do Barros & Oliveira é de um ano e meio! Mas já tivemos casos de processo deferido em 9 meses!

CONSULTORIA ESPECIALIZADA

Por mais que seja possível dar entrada no reconhecimento da cidadania italiana por conta própria, o caminho é muito mais difícil. . Tanto nos casos por via judicial, quanto administrativo é muito importante que você possua profissionais qualificados e experientes para esclarecimento do procedimento e auxílio quando necessário.

Saiba mais: Consultoria para Cidadania Italiana: o que analisar na escolha?

Se você está em busca de agilidade e um procedimento menos burocrático, nós podemos te ajudar! Trabalhamos com uma consultoria personalizada para você e sua família, juntamente com um advogado especializado em reconhecimento de cidadania italiana diretamente da Itália.

Fale com a gente e saiba como podemos te ajudar!

Família feliz

Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

2 comentários

Camila · 27/05/2021 às 14:40

Como funciona esse processo? Qual os documentos necessários?

    Rafael de Barros Marinho · 07/06/2021 às 12:18

    Olá Camila, o processo pode ser tanto por via Paterna como Materna, ambos tem duração máxima de 2 anos e é feito por procuração ao nosso advogado na Itália, que tramita todo o processo no Tribunal de Roma. Quanto a documentação é composto por certidões civis dos ascendentes até o requerente principal, além da certidão do imigrante italiano. Pode-se fazer necessário documentos complementares conforme o caso, é preciso analisar caso a caso. Toda documentação deve ser traduzida e apostilada, e incluir a CNN

Deixe uma resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência enquanto você navega pelo site.
Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?
%d blogueiros gostam disto: