fbpx

Gragnano: a cidade italiana que revolucionou o macarrão

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

Em Gragnano, conhecida como ‘Città della Pasta’, a Cidade das Massas, é uma comune italiana de 29 mil habitantes localizada 30 km a sudeste de Nápoles, na região da Campânia, na Itália, o vento bate religiosamente como o sino da igreja ao longo do dia.

preparação de massa

Os moradores pensaram inicialmente que a brisa era o ‘Le Mistral’, um vento frio e seco que sopra pela região da Provence até o Mediterrâneo.

Eles tinham alguma razão.

Enquanto o vento noroeste é chamado pelo mesmo nome — e característico tanto do sul da Itália quanto do sul da França —, este vento Mistral (ou Marino, como a população local chama) sopra no sentido oposto, trazendo umidade e minerais do mar para as ruas de Gragnano.

curso de italiano online
Publicidade

As condições climáticas da região são perfeitas para a secagem de massas, e a presença de água da nascente que alimentava os moinhos fez de Gragnano o local ideal para a produção de massas.

massa secando ao sol

Gragnano ficou famosa por seu “ouro branco”, ou macarrão, quando deixou de fabricar seda no fim dos anos 1700, depois que os bichos da seda começaram a morrer de repente devido a uma invasão de pragas.

Mas a tradição das massas secas da cidade remonta há séculos antes. De acordo com o historiador Giuseppe Di Massa, presidente do Centro Cultural Gragnano, há documentos datados de 1200 que falam sobre a produção de seccata, ou melhor, massa seca.

massa seca

A massa fresca — uma simples mistura de farinha de trigo, água e ovos — é mais comum nas regiões do Piemonte, Lombardia e Veneto, onde a massa é esticada com rolos e cortada seja na forma de tagliatelle ou tortellini.

Conheça: receitas italianas fáceis aqui

A massa seca, por sua vez, requer apenas dois ingredientes: água e sêmola de trigo duro. E é talhada em moldes de bronze tradicionais, o que proporciona uma textura áspera ao produto final, dando à massa a capacidade de absorver mais molho.

Você já esperimentou massa seca? ou já teve a oportunidade de conhecer Gragnano? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?