fbpx

Como tirar o Passaporte Italiano?

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

como tirar o passaporte italiano
Brasileiros com dupla cidadania italiana, como tirar o Passaporte Italiano

O passaporte italiano e a carteira de identidade italiana são documentos exclusivos para aqueles que possuem a cidadania italiana reconhecida. O passaporte desempenha um papel fundamental ao suprir a necessidade de visto para todos os países europeus e também para os Estados Unidos.

Mas quem tem direito ao passaporte italiano?

O reconhecimento da cidadania italiana é o primeiro passo para obter esse documento. Portanto, é necessário passar pelo processo de obtenção da cidadania antes de solicitar o passaporte.

É importante ressaltar que muitos italianos não possuem o passaporte italiano, assim como acontece com muitos brasileiros em relação ao passaporte brasileiro. O passaporte não é um documento obrigatório, mas sim uma forma de identificação para aqueles que desejam viajar para o exterior.

Desde 2005, o passaporte italiano passou a contar com um chip eletrônico incorporado em sua capa. Esse chip armazena os dados pessoais do titular do documento e registra seu itinerário de viagem. Essa medida foi implementada para atender às normas de segurança aeroportuária de diversos países ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido.

Portanto, o passaporte italiano é um documento de extrema importância para os cidadãos italianos que desejam viajar para o exterior, facilitando o acesso a diversos países sem a necessidade de visto.

Emitir e renovar o passaporte italiano

Quem possui o passaporte italiano eletrônico está isento de visto de turismo para
todos os países da Europa e para os Estados Unidos. Saiba mais sobre vistos aqui.
A emissão e a renovação do passaporte italiano são tratadas como o mesmo
procedimento pelos Consulados Italianos no Brasil.

Barros & Oliveira - cidadania italiana

É necessário obter um agendamento no site do Consulado Italiano para ser
atendido. Obter esses agendamentos nem sempre é fácil devido à grande demanda
do serviço e necessidade de inúmeras tentativas pelo Preno@Mi

É necessário também ter o Cadastro Consular AIRE atualizado para emitir ou
renovar o passaporte italiano.

A Barros & Oliveira pode lhe ajudar a atualizar o seu Cadastro AIRE e
conseguir um agendamento para emissão e renovação do Passaporte Italiano

A validade do passaporte italiano é de 10 anos para os maiores de idade, 5 anos para os menores de idade de 3 a 18 anos; e a validade é de 3 anos para os menores de 3 anos de idade.

Documentos Necessários para tirar o Passaporte Italiano

Maiores de idade SEM FILHOS MENORES

• 2 fotos iguais, recentes, sem data, coloridas, frontais e com fundo branco, com 40 mm de altura por 33mm de largura.
• Documento de identidade acompanhado de fotocópia (um dentre os seguintes: RG, RNE, passaporte do país de origem, carteira de habilitação italiana) dentro da validade e com data de emissão não superior a 10 anos.
• Caso possua, passaporte anterior acompanhado de fotocópia das primeiras 5 páginas.

• Comprovante de residência nominal e recente (até três meses) no nome do requerente. Serão aceitos: contas de energia elétrica, água, gás, conta de celular, boleto de instituição de ensino no qual conste claramente o endereço, folha de rosto da última declaração do IR; contracheque recente da aposentadoria, certidão expedida pelo cartório eleitoral contendo o endereço do eleitor.  Atenção: a fatura do cartão do crédito não é aceita.

ATENÇÃO! A CNH Brasileira não é aceita para fins de comprovação de identidade e para solicitação de serviços consulares.

Maiores de idade QUE TENHAM FILHOS MENORES

• 2 fotos iguais, recentes, sem data, coloridas, frontais e com fundo branco, com 40 mm de altura por 33mm de largura.
• Documento de identidade acompanhado de fotocópia (um dentre os seguintes: RG, RNE, passaporte do país de origem, carteira de habilitação italiana) dentro da validade e com data de emissão não superior a 10 anos.
• Caso possua, passaporte anterior acompanhado de fotocópia das primeiras 5 páginas.
• Declaração de consentimento do outro genitor assinado na presença do funcionário do Consulado, ou com firma reconhecida em Cartório (o modelo poderá ser adquirido neste link), juntamente com cópia autenticada do documento de identidade. Na falta da declaração de consentimento do outro genitor, poderá ser substituída por um decreto consular o qual poderá ser obtido através de comprovação documentada do pagamento das obrigações alimentícias relativa ao menor.
• Caso o outro genitor seja falecido, certidão de óbito.

• Comprovante de residência nominal e recente (até três meses) no nome do requerente. Serão aceitos: contas de energia elétrica, água, gás, conta de celular, boleto de instituição de ensino no qual conste claramente o endereço, folha de rosto da última declaração do IR; contracheque recente da aposentadoria, certidão expedida pelo cartório eleitoral contendo o endereço do eleitor.  Atenção: a fatura de cartão do crédito não é aceita.

ATENÇÃO! A CNH Brasileira não é aceita para fins de comprovação de identidade e para solicitação de serviços consulares.

Barros e Oliveira

Menores de idade

• 2 fotos iguais, recentes, sem data, coloridas, frontais e com fundo branco, com 40 mm de altura por 33mm de largura.
• Documento de identidade acompanhado de fotocópia (um dentre os seguintes: RG, RNE, passaporte do país de origem) dentro da validade e com data de emissão não superior a 10 anos.
• Caso possua, passaporte anterior acompanhado de fotocópia das primeiras 5 páginas.
• Formulário de requisição, assinado por ambos os pais na presença do funcionário, ou Declaração de consentimento para a emissão do passaporte do genitor impossibilitado a comparecer pessoalmente, com firma reconhecida em Cartório (o modelo poderá ser adquirido neste link), juntamente com cópia autenticada do documento de identidade.

• Comprovante de residência nominal e recente (até três meses) no nome dos pais do menor. Serão aceitos: contas de energia elétrica, água, gás, conta de celular, boleto de instituição de ensino no qual conste claramente o endereço, folha de rosto da última declaração do IR; contracheque recente da aposentadoria, certidão expedida pelo cartório eleitoral contendo o endereço do eleitor. Atenção: a fatura de cartão do crédito não é aceita.

PAGAMENTO DA TAXA CONSULAR

O custo do passaporte de 48 páginas é de 42,50 Euros, enquanto a taxa administrativa única é de 73,50 Euros. As taxas são recolhidas em Reais ao câmbio estabelecido trimestralmente pela Embaixada

Renovação do Passaporte Italiano

O passaporte italiano, como dito anteriormente, tem o prazo de validade de 10 anos, após esse período, é necessário que seja feita a renovação.

Para fazer esse processo, você precisará de todos os documentos citados no tópico “Documentos Necessários para tirar Passaporte Italiano”. Ah, e será necessário pagar novamente uma taxa de renovação. O que na prática significa uma nova emissão.

Você deseja reconhecer sua cidadania italiana ou já é cidadão italiano e precisa cadastrar/atualizar o AIRE e emitir o passaporte italiano? Seja qual for a sua necessidade a Barros & Oliveira tem o serviço certo para atender ao que você precisar.


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?