fbpx

Lista de sites para encontrar informações do seu antepassado italiano

Publicado por Rafael de Barros Marinho em

mestrado em Portugal
Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com

Confira a Lista de sites para encontrar informações do seu antepassado italiano.

Como todos sabem, encontrar as informações do seu antepassado italiano nem sempre é uma coisa fácil. Primeiro que por se tratar de uma informação já antiga, muitas vezes não temos rastros e pistas de por onde começar. Segundo, muitas vezes as informações fornecidas não são corretas, como por exemplo nos casos de abrasileiramento de nomes ao longo da linhagem (exemplo Domenico vira Domingos).

Abaixo segue uma lista de sites que auxiliam bastante essa tarefa:

1) PonteItalia (https://ponteitalia.com.br/)

O PonteItalia é um site criado para agregar diversas bases de dados de imigração do Brasil, bem como também informações da origem do seu antenato. Conta também com diversos outros recursos que lhe ajudarão no processo de cidadania italiana, como materiais para o estudo do italiano, TV on-line, dentre outros.

2) Museu do Imigrante (http://www.inci.org.br/acervodigital/index.php)

O projeto Memória da Imigração integra, por meio de um banco de dados online, o acervo digital do Museu da Imigração e documentos pertencentes ao Arquivo Público do Estado de São Paulo. No total são mais de 250 mil imagens disponíveis para consulta e download gratuito, em uma ferramenta que revoluciona o acesso a fragmentos da história paulista e brasileira.

3) Arquivo Nacional (https://sian.an.gov.br/sianex/consulta/login.asp)

O Arquivo Nacional possui milhares de documentos sobre estrangeiros no Brasil. O usuário que deseja localizar informações ou até mesmo fazer pesquisas históricas sobre imigração pode recorrer a muitos desses conjuntos documentais custodiados pela instituição. Para obter um documento que comprove a nacionalidade de algum antepassado a fim de solicitar dupla cidadania a um governo estrangeiro, o cidadão deve seguir o seguinte roteiro de pesquisa.

4) Arquivo Público Mineiro (http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantes/search.php)

O Arquivo Público Mineiro – APM é uma superintendência da Secretaria de Estado de Cultura responsável por planejar e coordenar a gestão de documentos, executar o recolhimento, a organização e a preservação de documentos provenientes do Poder Executivo de Minas Gerais e dos arquivos privados de interesse público e social.

5) Centro Internacional de Pesquisas sobre Emigração Italiana (http://www.ciseionline.it/2012/pt_archivio.asp)

O CISEI foi criado para preservar e valorizar a memória da emigração italiana, com o duplo objetivo de criar um arquivo nacional de documentos sobre a história da emigração italiana e estabelecer contatos a nível nacional e internacional com outros centros de pesquisas e museus que lidam com a migração na Itália

6) Chegada de Imigrantes pelo ES (http://imigrantes.es.gov.br/Imigra.aspx)

A base de dados do Projeto Imigrantes Espírito Santo foi desenvolvida a partir do cruzamento de informações obtidas, principalmente, nos documentos sob a guarda do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – APEES, tais como: relações de embarque de passageiros nos navios e desembarque nos portos de destino; listas de entrada e saída das hospedarias; passaportes; matrículas e recenseamentos das colônias agrícolas, dentre outros documentos da instituição, além das listas de desembarque no porto do Rio de Janeiro fornecidas ao APEES, em cópias de microfilmes, pelo Arquivo Nacional.

7) Antenati Gli Archivi per la Ricerca Anagrafica (http://www.antenati.san.beniculturali.it/)

Algumas certidões que não estão disponíveis no Family Search da pra achar aqui. Acesse com VPN

8) FamilySearch (https://familysearch.org/)

De longe o melhor site pra achar documentos Italianos e Brasileiros antigos. Possível montar a árvore

9) Registro Militares Italianos (https://genealogices.wordpress.com/2021/07/06/registros-militares-italianos/)

Blog do Gustavo Pedroso, ele juntou todos as fontes possíveis de registros militares (leva e ruolo matriculare) das regiões e províncias Italianas.

Precisa de suporte especializado? Não deixe de contar com os consultores da Barros & Oliveira para o seu processo de cidadania italiana


Rafael de Barros Marinho

Mestre em Ciência da Informação pela UFBA, Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFBA, Tecnólogo em Sistemas Para Internet pela Unifacs. Especializado em documentação para processos de reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa. Indexador do Family Search [email protected]

0 comentário

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Fale Conosco. Estamos Online
Olá Brasil!, Ciao Itália! Eu sou a Giulia!
A Consultora Virtual da Barros & Oliveira.
Como posso te ajudar hoje?