A imigração italiana no acervo do Arquivo Nacional
A imigração italiana no acervo do Arquivo Nacional
A imigração italiana no Brasil completou 149 anos em Fevereiro de 2023. Uma parte marcante da jornada dessas pessoas que vieram para construir uma nova vida, num novo país, está presente naquele que é um dos acervos mais consultados do Arquivo Nacional: os registros de entrada de estrangeiros.
A base de dados “Entrada de Estrangeiros no Brasil – porto do Rio de Janeiro” conta com cerca de 1,3 milhão de nomes de imigrantes que entraram no país entre 1875 e 1910, isto é, no primeiro momento desse processo migratório que definiu a história e a cultura de diversas regiões brasileiras.
Na base de dados, você encontrará uma descrição do projeto, o manual de utilização e instrumentos para consulta, além da validação de certidões. Com uma simples busca por nome, na plataforma, é possível obter informações como origens e destinos de imigrantes, além de escolaridade, estado civil, profissão e religião. A partir dessas informações, o interessado pode solicitar ao AN uma certidão de desembarque de passageiros para fins de comprovação, por exemplo, em processos de requerimento de cidadania junto aos serviços consulares do país de origem do antepassado imigrante.
Veja também: História da imigração italiana na América do Sul
Também é possível realizar a busca no Sistema de Informações do AN (Sian). Seguem as instruções:
1) Após o cadastro, clique no menu “Fundos/Coleções” na barra superior, e depois sobre “Pesquisa Multinível”.
2) No campo “Código de referência”, digite “OL” e clique em “Pesquisar”.
3) Na primeira página da pesquisa, surgirá “BR RJANRIO OL – Divisão de Polícia Marítma, Aérea e de Fronteiras” para ser acessado.
4) Acesse “Relações de passageiros em vapores”.
5) Acesse o porto que deseja pesquisar, como “Rio de Janeiro”.
6) Na páginas que se abrem as relações de vapores estão em ordem cronológica crescente.Para saber mais, clique em “Ver detalhes”; para visualizar a listagem, clique em “Ver arquivo digital”.
Para saber mais sobre a presença dos italianos em acervos arquivísticos, visite também a exposição virtual “Viagens italianas“, produzida com documentos sob a guarda do Arquivo Nacional e de outras instituições.
Detalhe da relação do vapor “Sempione”, que chegou ao porto de Santos trazendo 158 imigrantes de Gênova, 10 de fevereiro de 1897. Arquivo Nacional. Fundo Serviço de Polícia Marítima, Aérea e de Fronteiras. BR_RJANRIO_BS_0_RPV_ENT_1045
2 comentários
Barros & Oliveira - A Cidadania Italiana vai mesmo mudar? · 14/05/2024 às 13:00
[…] A imigração italiana no acervo do Arquivo Nacional […]
Como encontrar a lista de italianos que emigraram para o Brasil · 03/07/2023 às 14:11
[…] Veja também: A imigração italiana no acervo do Arquivo Nacional […]